História da AMT-PR

Foi no ano de 1971, em julho, que nasceu a idéia de fundar uma Associação de Musicoterapia no Paraná, durante o curso ‘Introdução a Musicoterapia’, ministrado pelo professor Dr. Rolando Benenzon, psiquiatra argentino. No dia 30 de maio de 1972 foi eleita a primeira diretoria, tendo como presidente de honra o Dr. Rolando Benenzon e como presidente a professora Clotilde E. Leinig, então diretora da Faculdade de Educação Musical do Paraná (FEMP), hoje a atual Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná – FAP.

A Associação passa a ser reconhecida como órgão de utilidade pública pela lei nº 6442 no dia 09/08/1974 e nos sete primeiros anos a AMTP (atual AMT-PR), ficou sob a direção da profa. Clotilde E. Leinig primeiramente e depois da profa. Ivete Lima Santos.

 

Em 29 de outubro de 1983 os representantes das Associações de Musicoterapia (Associação Brasileira de Musicoterapia; Associação Sul Brasileira de Musicoterapia; Associação de Musicoterapia do Paraná) se reuniram para a discussão e redação do texto do anteProjeto de Lei para regulamentação da profissão do musicoterapeuta e a AMTP (hoje AMT-PR) ficou responsável de encaminhar este documento ao Deputado Borges da Silveira e ao Deputado Maurício Fruet. Em maio de 1999 ocorreu o I Fórum Paranaense de Musicoterapia, tendo também a aprovação do Código de Ética para o Paraná em Assembleia Geral Extraordinária no dia 20 de outubro deste mesmo ano.

 

Durante todos esses anos AMT-PR teve 25 presidentes e o Fórum Paraense de Musicoterapia está na 19.ª edição. A diretoria é composta por Presidente, Vice-presidente, 1ª Secretária, 2ª Secretária, 1ª Tesoureira, 2ª Tesoureira. Temos os seguintes departamentos: Científico, Relações Públicas e Divulgação,  Patrimônio, Sociocultural. E ainda 2 conselhos: Fiscal e de Ética. Atualmente AMT-PR tem 14 pessoas envolvidas para o bom andamento desta gestão.

Associação de Musicoterapia do Paraná

AMT-PR

www.amtpr.com.br

www.facebook.com/amtpr

amt.parana@gmail.com

cel. 41 99797-7556